segunda-feira, 11 de julho de 2011

SÃO BENTO, ROGAI POR NÓS!!

SÃO BENTO - 11 DE JULHO
São Bento não foi o fundador do monaquismo cristão, tendo vivido quase três séculos depois do seu surgimento no Egito, na Palestina e na Ásia Menor. Tornou-se monge ainda jovem e desde então aprendeu a tradição pelo contato com outros monges e lendo a literatura monástica. Foi atraído pelo movimento monástico, mas acabou dando-lhe novos e frutuosos rumos. Isto fica evidente na Regra que escreveu para os mosteiros, e que ainda hoje é usada em inúmeros mosteiros e conventos no mundo inteiro.
As estórias de milagres fazem eco aos acontecimentos da vida de certos profetas de Israel, e também da vida de Jesus. A mensagem é clara: a santidade de Bento é como a dos santos e profetas de antigamente, e Deus não abandonou o seu povo, mas continua a abençoá-lo com homens santos. 
Medalha de S. Bento
S. Bento foi em várias maneiras tentado pelo diabo e sempre saiu vitorioso. Exortava a fazer o sinal da cruz no coração para ser liberados das sugestões diabólicas.
Com este sinal de salvação, S. Bento se liberou do veneno que alguns maus monjes lhe ofereceram em um recipiente de vidro que continha a mortal bebida. Bento levantou a mão e fez o sinal da cruz. O santo sinal reduziu em pedaços aquele vaso de morte, como se al lugar de uma benção, tivesse sido atirada uma pedra. O episódio, segundo o raconto de S. Gregorio Magno, teve que inspirar as palavras do exorcismo referidas à bebida que é oferecida pelo maligno, assim como a proteção atribuida ao sinal da cruz. 
 S. Bento viveu um vida de santidade e de oração, por isso seu modo de vida ainda é vivo nos tempos modernos, ele escreveu suas Regras Vidas não podemos dizer as regras são as mesmas como agora a conhecemos, se foi composta de uma só vez ou se foi sendo elaborada lentamente, a medida que os problemas iam acontecendo, em resposta às necessidades dos monges. Contudo, acredita-se que o ano 530, seja provavelmente uma data na qual São Bento estava elaborando seu livro, sendo dessa maneira Monte Cassino o lugar onde isso ocorria e não Subíaco, porque as Regras refletem um São Bento já maduro, com sabedoria monástica e espiritual.
Ora et labora é uma regra beneditina que traduz uma sabedoria de 1500 anos e que une num mesmo caminho estes dois aspectos da vida. 
Peçamos a Deus, neste dia de hoje, que ele nos motive assim como motivou a S. Bento, a vivermos uma vida intensa de oração e trabalho.
Abraço fraterno, 
Dina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário