quarta-feira, 18 de maio de 2011

3.ª PARTE - QUESTÃO DE FÉ - A cultura do corpo e a morte da alma


Pensei em começar este momento com esta foto (ao lado), sei que se trata de uma foto muito forte, mas é justamente isso que a sociedade nos impõe hoje. Quem está fora dos padrões estabelecidos pela sociedade, está de certa forma fora da "ordem mundial". O que está estabelecido é cria nas moças uma verdadeira “didatura da magreza” em busca de uma “beleza” esquisita.  Não queremos demonstrar o desleixo, nem mesmo o descuido com o corpo que para nós é "Templo do Espírito Santo de Deus", certamente você deve cuidar de você e de seu corpo, mas nada que possa o escravizar,  é justamente isso que nós renegamos. Por causa dessa “ditadura do corpo” muitos jovens até se revoltam contra a vida ou contra Deus, porque não têm aquele corpinho de “top model”, ou aquele cabelinho como a da artista da novela; ou porque é um rapaz que não tem aquela musculatura especial… A mídia colocou na cabeça da moçada que o “mais importante” é ser bonita de corpo, esbelta, magra, segundo os “padrões de beleza” dos que ditam a moda para os outros.
 A propaganda emplacou uma grande mentira: se você não tiver aquela calça "da moda" ou aquela camisa "da marca", então você não será feliz. Os comerciais de TV e as novelas ensinam para os jovens uma coisa perversa: se você não for sexy, você não poderá ser feliz e não terá um namorado, será rejeitada. Os pais têm que criar um antídoto contra essa insanidade. 
Por causa dessa "cultura do corpo", que hoje ocupou o lugar da "cultura do espírito", muitos jovens estão angustiados e até mesmo "escravizados", porque não conseguem atingir este padrão de "beleza". Ora, saiba mostrar a seus filhos e amigos que a felicidade construída em cima desses valores é efêmera, vai acabar muito cedo e deixar o jovem no vazio. A moda pode até ser boa se for equilibrada, se for um meio, mas não um fim. Os pais precisam despertar os filhos para a verdadeira beleza que está na alma, no interior, "invisível aos olhos", que não acaba; que o tempo não envelhece.  
Michel Quoist, grande padre francês, dizia aos jovens que para ser belo é melhor parar 'cinco minutos diante do espelho, dez diante de si mesmo, e quinze diante de Deus". 
Hoje temos edifícios altos, mas homens pequenos; estradas longas e largas, mas almas curtas; pessoas ricas, mas gente pobre... As casas são grandes, mas as famílias são pequenas... Temos muitos compromissos, mas pouco tempo... Gastamos muito e desfrutamos pouco... Multiplicamos os nossos bens, mas reduzimos os valores humanos... Falamos muito, mas amamos pouco e odiamos demais... PENSE NISSO...!
SOMOS UMA OBRA PRIMA DE DEUS!! ELE TE AMA E TE QUER FELIZ!!

Abraço fraterno, 
Paz e perseveranaça...sempre!!

Dina

Nenhum comentário:

Postar um comentário