terça-feira, 3 de maio de 2011

IRMÃ DULCE, O ANJO BOM DA BAHIA!!!

Caros irmãos e irmãs, em Cristo Jesus!!
A Paz de Jesus e o amor de Maria, sempre!!
Este mês de maio a nossa Igreja está repleta de lindas flores ofertadas a Deus, além de ser o mês dedicado a nossa Mãe Maria, no último dia 1.º houve a beatificação do Nosso Amado Papa João Paulo II, o qual foi dito ser um santo homem em nosso meio, a comemoração em sua memória escolhido pela Igreja foi todo dia 22/10, mas ainda receberemos um lindo presente a alegria que viveremos com a Igreja no Brasil neste mês: a beatificação da Irmã Dulce.
Mas vamos conhecer um pouco de Irmã Dulce que tanto fez pelo povo de Deus, aqui na Bahia. Seu nome de batismo é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 26 de maio de 1914, filha do cirurgião dentista Augusto Lopes e de Dulce Maria de Souza. Ainda muito jovem já sentia em seu coração o sofrimento do próprio Cristo nos irmãos sofridos no abandono por isso aos treze anos, a pequena Maria Rita havia transformado a casa da família em centro de atendimento de pessoas carentes e, assim, nasceu sua vocação.
 
Mulher de frágil aparência, mas forte de coração. Na sua vida cristã buscou sempre as obras sociais, atestando que sua santidade de vida nunca ficou alienada da realidade que a cercava e que a caridade foi o meio concreto encontrado por ela para manifestar seu amor a Jesus nos irmãos mais pobres e necessitados.

 Irmã Dulce, é conhecida por ser  o “Anjo bom da Bahia”, não porque viram nela asas ou poderes mágicos, mas porque buscava transformar as mais duras realidades de pobreza e sofrimento dos irmãos que a cercavam em lugares concretos de evangelização e caridade. A exemplo dela, somos convocados a uma vida de serviço ao próximo, na promoção de uma evangelização compromissada com a salvação das almas. Não somos chamados a um assistencialismo social, mas à caridade evangélica capaz de transformar a sociedade e salvar muitas almas. Você não pode ficar de braços cruzados, o Brasil e o mundo continuam precisando de mais cristãos capazes de revelar a todos o Evangelho de Cristo por meio de suas vidas.
Em abril de 2009, foi considerada venerável pela sua vida. É lindo acompanhar a caminhada que a Igreja faz nesses casos. O próximo passo será a concessão do título de beata ou bem-aventurada, que é o reconhecimento de uma vida cristã em grau heroico. Com a concessão, o Papa passa a permitir, pela irmã Dulce, uma devoção pública, com a inclusão de seu nome no calendário das festas litúrgicas da Igreja Católica. A festa em devoção ao beato acontece geralmente no aniversário da sua morte, ocasião considerada o nascimento para a vida eterna. No próximo dia 22 será realizada a sua beatificação, que a exemplo de Irmã Dulce, busquemos a presença de Jesus no irmão que sofre.
Irmã Dulce, rogai por nós!!
 

Um comentário:

  1. Os relatos sobre irmã Dulce são fantásticos, ela realmente foi brilhante em sua obra aqui na terra!!!

    bjs, o blog está ótimo!!!!

    ResponderExcluir