sábado, 14 de maio de 2011

O ÚNICO PASTOR É A PORTA

O 4.º Domingo da Páscoa é dedicado ao Bom Pastor, por isso vamos meditar um trecho deste texto, do Pe. Paulo Bazaglia, ssp, retirado do Folheto O DOMINGO do dia 15/05/2011.
"No evangelho de João 10, 1-10, Jesus se apresenta ao mesmo tempo  como Pastor e Porta. É dura a crítica de Jesus às lideranças de seu tempo. em vez de servir o povo e abrir-lhe perspectivas de vida, haviam-no aprisionado em instituições políticas e religiosas que serviam apenas para manter os próprios privilégios. Para Jesus, líderes assim nunca foram e nunca serão pastores, mas apenas 'ladrões e assaltantes', que vêm para 'roubar, matar e destruir'. Ele mesmo diz: 'Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes'. Pois, ao procurar somente os próprios interessas, fracassaram na missão de conduzir o povo pelos caminhos da vida que Deus deseja. É um alerta contra todo exercício de poder, contra todas tentativa de usar a miséria do povo em benefício próprio. Alerta que vale hoje para todos sobretudo para autoridades civis e religiosas, cujo poder só pode ser exercício genuinamente como serviço em defesa e promoção do bem comum."
 Ao ler este texto vi como ele é atual, nos leva a refletir sobre o que Jesus queria nos dizer nos dia de hoje, e a mensagem é sempre a mesma e ao tempo que é uma novidade. Jesus se afirmar ser o Pastor e a Porta. Mas afinal o que Ele queria nos falar? Ao meu ver, ele queria nos falar que sendo guiados por ele como Pastor e passando por Ele que é a Porta, Ele nos abre uma passagem  para os que desejam a liberdade de entrar e sair  e encontrar pastagem abundante. Pois a liberdade está em ser só de Deus. 
Ser livre implica em se lançar nos braças do Bom Pastor e entrar e sair do seu coração com liberdade de filhos de Deus. 
Por isso meu irmão, minha irmã, você é chamado por Jesus. Ele que é o Pastor que conhece suas ovelhas pelo nome, te chama pelo nome (diga seu nome)para estar perto dele. Não fique longe, não fique de fora deste redil, deste rebanho. Não se deixe enganar por aqueles que enganam e matam como diz o evangelho, passe pela porta que é Jesus e você nunca irá se perder!
Abraço fraterno, 
Paz e perseverança...sempre!!

Dina

Nenhum comentário:

Postar um comentário